Rufos e pingadeiras

Elemento, geralmente metálico, cuja função é proteger os encontros de coberturas e paredes, evitando infiltrações das águas das chuvas nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura.

Utilizado para proteção de muros, platibandas, encontro do telhado com a parede, em volta de chaminés e fechamento diversos, podendo ser fabricados em chapa galvanizada,  em peças de 7  metros.

Pode ser: Pingadeira, encosto, encosto com pingadeira, contra Rufos e peças sob medida.

RUFOS

Rufos e pingadeiras é com a JJ CALHAS!

Evite Infiltrações e Sujeiras com Rufos Adequados

Rufos fazem parte da cobertura que tem como função proteger as paredes expostas, geralmente acima do telhado.
Resumindo rufos são acessórios de cobertura que evitam infiltrações nas juntas entre telhados e paredes ou infiltrações por capilaridade na face horizontal de paredes de cobertura.

Tipos mais comuns de Rufos

rufos-pingadeiras-piracicaba-limeira-saopedro-americana

Os tipos mais comuns de rufos são os internos, os rufos externos e os rufos pingadeiras, utilizados para proteção de paredes e muros e tem acabamento dos dois lados, e uma proteção de acabamento externo, ele deve cobrir o espaço entre telhas e parede, a de proteção da fachada e proteção contra infiltração de água e sujeiras como galhos, folhas etc.
Escolha uma empresa que trabalha com rufos galvanizados, e deve ter abas não cortantes, pois terá maior resistência, segurança e durabilidade.

 

 

 

 

Instalar corretamente rufos

Instalar corretamente rufos no seu telhado prevenirá vazamentos. Essa técnica foi desenvolvida não somente para evitar a água que cai, mas também a que é trazida pelos ventos e detritos, que entrarão embaixo das telhas causando podridão e demais problemas. Instale rufos ao longo dos muros em volta desse telhado, formando uma barreira entre a superfície dele e a chuva. Esses procedimentos importantes impedirão entrada de água na sua residência ou local durante todo o ano.

 

Instruções instalação de Rufos

Inicie cortando um pedaço do rufo em um ângulo de 45º até o ponto da curva. Em seguida, dobre-o ao meio nesse mesmo ponto, criando um canto. Coloque-o no canto da parede que sai para cima do telhado. Utilizando pregos e martelo, prenda-o na parede. Não pregue o rufo nas telhas.

Sobre a superfície plana no telhado, aplique a calafetação no rufo sobre o canto que ficou encostado na parede. Você também deve aplicar o selante em qualquer pedaço de rufo que esteja próximo da peça do canto.

Dobre a segunda peça de rufo ao longo do topo, chamada de “linha de prumo”. Apenas dobre o canto traseiro em um ângulo de 90º para que ele se sobreponha ao primeiro rufo. Então, instale-o sobre a peça do canto. Com martelo e pregos, prenda-o na parede (não no telhado) perto da extremidade final do rufo.

Instale uma fileira de telhas sobre essa peça. Depois, coloque outra seção de rufos sobre a segunda peça e no topo da primeira telha da fileira.

Alternadamente, continue instalando os rufos e fileiras de telhas, “entrelaçando-as” conforme você trabalha pelo telhado. Quando atingir o topo, corte o pedaço do rufo que atravessar o cume do fio de prumo. Dobre a ponta em um formato pontiagudo e instale-o, como feito nos outros pedaços. Então, continue descendo pelo telhado do outro lado, alternando os rufos e as telhas conforme o trabalho evolui.